terça-feira, 25 de novembro de 2014

Orgulhosamente refastelada no sofá

Há dias assim!
Longos, compridos, uma infinidade de coisas para fazer... mas no final tudo se faz e chegamos ao fim do dia com um sentimento de satisfação que nos enche o peito. Hoje foi um dia desses!
Saí de casa para mais um dia de aulas e reuniões, igual a tantos outros. Nada fazia prever que no final ficaria tão satisfeita. Terça-feira, ainda anestesiado pelo início da semana que é sempre difícil, 2 blocos de 90 de aulas para dar, 45 minutos para almoçar, reduzidos a 20 porque pelo meio atendi uns encarregados de educação que vieram assinar uns documentos necessários, mais uma aula de 45 com os alunos da Unidade de Multideficiência, outra aula de 45 minutos de Cidadania, mais uma aula de 60 minutos de Musica AEC no 1.º ciclo, uma reunião extraordinária, uma aula de piano e uma caminhada de 50 minutos...
E como é que chego a esta hora descansada? Aí está a questão!
Aula com os alunos da Unidade dedicada aos maravilhosos tubos musicais "boomwhackers" com tempo para uma filmagem da aula.


Este conjunto de tubos, em que cada tubo reproduz uma nota musical ao ser percutido seja no chão, no joelho, na perna, ou... estava a ganhar pó na arrecadação da sala de música. Olhei para eles, espirrei porque também tenho alergias (sim, qualquer pessoa (a)normal tem uma ou mais alergias) e levei-os comigo para a aula na Unidade. No primeiro dia a reação foi... não sei explicar. Desde uma risota pegada, à curiosidade, em querer simplesmente bater e bater para ouvir os sons, aconteceu de tudo.
Lanço um desafio: "Vamos tocar as pombinhas da Cat'rina com os tubos! Sigam as indicações." E lá começo a distribuir sinais e eles a tocar. Uma risota pegada, pois as pombinhas estavam depenadas e o voo estava mais do que incerto. Mas insistimos, até porque somos persistentes, para não dizer teimosos. No final já havia pombinhas com penas.
Algumas aulas passaram e o desempenho foi melhorando. A professora que trabalha regularmente com estes alunos teve a brilhante ideia de os colocar em fila, pela ordem da escala, de forma a que cada aluno conseguisse percutir o tubo na cabeça do colega que estava à frente. (Percutir na cabeça dá uma sonoridade muito melhor aos tubos!) Resultado? Sai um comboio de alunos, 8 tubos às cores e vamos acertar na cabeça do colega da frente.
Só vendo! Risota de quem dá e de quem apanha! Por vezes nem se ouviam os sons tal era a riso espontâneo daqueles alunos.
Hoje decidimos filmar. Só mesmo assistindo dá para perceber a felicidade daqueles alunos em reproduzir uma simples música, em que cada um está responsável por uma nota. Assim vale a pena trabalhar!
Aulas quase despachadas e reunião terminada, vem o desafio de ensinar a tocar piano a um adulto.
Estou muito satisfeita com este aluno. Além de assumir que estuda diariamente, o que é verdade porque os resultados "saltam aos ouvidos", tem uma facilidade em colocar as mão sobre o teclado e em assimilar a informação dada que parece uma esponja a absorver água! Temos pianista muito em breve!
Chego a casa, mudo de roupa e vou caminhar. Entre a boa disposição das caminhantes (só mulheres), o fresco da noite, o passo acelerado com algumas paragens para ver as montras e descobrir que a moda e preços estão aquém dos nossos gostos e possibilidades, o regresso a casa, um banho quente e sofá... Sinto que o dia foi produtivo e muito bom!
Dias assim vale a pena viver!

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